epilep_grupo2_ap@hotmail.com

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Os animais e a epilepsia

As crises epilépticas que acontecem nos animais são muito parecidas com as dos seres humanos.
Em geral existe perda o alteração de consciência, de movimentos ou de alterações musculares envolvendo todo o corpo ou apenas uma parte dele.
As convulsões nos animais podem dividir-se em dois tipos:
·         As convulsões leves: O animal apresenta perda de concentração momentânea evoluindo para aparentes desmaios, distúrbios no comportamento ou alucinações repetidas como caçar moscas, lamber os chão ou correr atrás do próprio rabo.
·         As de grande actividade muscular: O animal cai e debate-se violentamente
Este ultimo tipo de convulsão é o mais comum entre cães e gatos, talvez porque é o mais fácil de identificar.
Causas:
Tal como nos seres humanos a epilepsia nos animais pode ser provocada por lesões cerebrais sendo as mais comuns as anomalias de nascença como a hidrocefalia; ou ser causadas por outro tipo de factores como traumatismos cranianos (em quedas ou atropelamentos), intoxicações ou tumores cerebrais.
Quando não existe uma causa evidente, as convulsões são chamadas idiopáticas.
A avaliação das convulsões tem como base principal a idade do animal, no seu histórico de vida e nos relatos do seu dono.
Informações como possíveis traumas cranianos querem tenham sido á poucas horas ou há meses, existência de substâncias tóxicas, uso de insecticidas, idade no animal quando se deu a primeira crise convulsiva, intervalo entre elas ou mesmo a existência da doença noutros membros da família do animal imprescindíveis para o veterinário estabelecer um quadro clínico preciso.
As convulsões idiopáticas são, geralmente são transmitidas de forma hereditária e deve-se, por isso, evitar o acasalamento entre animais que tenham a mesma doença.
Nos animais com convulsões idiopáticas, principalmente a fêmeas, é recomendável que sejam castradas, pois na época do cio têm maior probabilidade de sofrer crises epilépticas devido às alterações hormonais.
As raças que têm maior probabilidade de sofrer de convulsões idiopáticas são: Beagle, Teckel, Pastor Alemão e Pastor Belga.