epilep_grupo2_ap@hotmail.com

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Eléctrodos para controlar a epilepsia


Para os doentes que sofrem de epilepsia e que não conseguem controlar os ataques através da medicação, existe agora uma nova esperança: Uma nova operação onde são implantados eléctrodos no cérebro, que estarão ligados a um cabo ou bateria colocada ligeiramente abaixo da clavícula. Este tipo de cirurgia é realizada através da implantação de dois eléctrodos no cérebro,
Essa bateria irá produzir estímulos que são conduzidos ao cérebro e alteram o funcionamento da rede que geram as convulsões.
A maior parte das formas de epilepsia (tal como referimos anteriormente) são controladas pela medicação contudo, existe uma pequena parte que não pode ser controlada, provocando ataques muito frequentes.
Esta nova hipótese foi construída exactamente para essa pequena parte, que apesar de não ser uma cura, permite controlar e diminuir os ataques. Mesmo assim, continua a existir um grande número de doentes que não poderão ser operados, uma das razões para que tal aconteça é o facto de terem mais que um foco, ou seja, mais do que um local onde se desenvolve um ataque epiléptico.
O estudo é de origem americana mas já teve aplicações bastante produtivas em Portugal, no hospital S. João do Porto em Dezembro de 2010.

Segundo o Correio da Manhã, Domingo, 16.01.2010

















2 comentários:

  1. Este método de controlo dos ataques tem algum efeito secundário? Se sim, qual?


    Anónimo :o

    ResponderEliminar
  2. Bom dia.

    Até agora, este método só foi utilizado em Portugal uma vez, pelo que ainda não existe informação disponivel sobre a existência de efeitos secundários.
    Agradecemos a sua participação, esperamos que continue a visitar o nosso blog e esclareça as suas dúvidas.
    Obrigada, o grupo

    ResponderEliminar