epilep_grupo2_ap@hotmail.com

sexta-feira, 11 de março de 2011

11 de Março- Dia Nacional da Epilepsia

O dia 11 de Março foi instituído, este ano, como o Dia Nacional da Epilepsia.
Muitas pessoas já ouviram falar em epilepsia, mas muito poucas sabem descreve-la, compreende-la ou mesmo reconhece-la.
É uma doença cada vez mais presente na nossa sociedade, mas pouco divulgada, o que leva a que muitas pessoas excluam outras porque são portadoras.
A epilepsia não se pega, e pode ser controlada de várias maneiras. Geralmente através de fármacos ou, em casos mais graves, com recurso a uma cirurgia ao cérebro.
Sabia que, algumas pessoas sentem um sinal antes de uma crise? E que outras aprenderam a controlar as crises através de métodos psicológicos? Fazia ideia que, para além de afectar os seres humanos, a epilepsia também afecta também os animais? E que eles, tal como os humanos, também sofrem de crises epilépticas?

Devemos sempre tentar saber mais acerca dos assuntos que nos rodeiam. Só assim podemos ser uma sociedade informada e não discriminar os outros apenas porque não sabemos quem são ou que problema têm.
Não discrimine uma pessoa com epilepsia, um gesto seu pode fazer toda a diferença!

5 comentários:

  1. Ola!
    Muitos parabens a todo grupo pelo tema e desenvolvimento do projecto!

    Felizmente sou uma pessoa com Epilepsia generalizada!
    Neste momento esta controla atraves de farmacos, contudo ainda há alturas que tenho convulsões!

    A verdade é que n é facil viver na nossa sociedade quando descobrem que temos este problema, ja fui discriminda muitas vezes por causa da doença, princialmente em admição para empregos!

    O mais complicado foi as atitudes e mudanças que tive de ter na minha vida!

    A adaptação ao que nao poderia mesmo fazer, locais com muito barulho, tipo discotecas e bares, é um sitio impossivel de frequentar pela minha parte, os epileticos sentem mais os sons agudos daí n ser aconselhavel estes sitios! entre isto muitas coisas, a cafeina, as horas essenciais de descanso, a condução, etc etc...

    Desejo-vos a continuação de um bom projecto! e aqui tb fica um pouquinho mesmo pequenino do meu testemunho!

    BOA SORTE!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, desde já agradecemos o seu comentário e admiramos o seu à vontade perante a doença e as dificuldades do dia-a-dia.
    Gostariamos de entrar em contacto consigo se possivel através do nosso email: epilep_grupo2_ap@hotmail.com
    O grupo está a organizar uma palestra com a presença de médicos especializados que se irá realizar no dia 27 de Maio pelas 21horas no Auditório Municipal do Bombarral.

    ResponderEliminar
  3. Olá, não tenho epilepsia mais meu filho tem, ele tem 18 anos e amais de 14 sofre com ela. A epilepsia dele é uma de difícil controle, mesmo tomando os medicamentos ele ainda tem convulsões, não é fácil pra mim, pois minha esposa depois de um avci em 2007 ela também hoje convuciona.Mais tenho fé em DEUS que vamos vencer esta luta juntos, por isso não desistam nunca. sou de santo andré e meu cel é 11 8104-5112

    ResponderEliminar
  4. bela atitude de voces; pois sou epileptico à mais de 35 anos e hoje em dia trbalho como ambulante; pois aqui no Brasil ainda ocorre muita discriminação. Sou formado em tec. em eletronica e tive que me afastar desta area devido as crises que tinha foi onde começei a faculdade de fotografia mas não conclui devido a falta de emprego hoje tento trabalhar como ambulante ;pois nem na area de fotografia consigo emprego eminha aposentadoria não foi cedida pois o médico disse que eu não tinha nada; mas hoje eu tenho uma perna quebrada e com cinco pinos no femur e a mão defeituosa pelo fato de ter fraturada ( 04 dedos) onde tento trabalhar como ambulante nas ruas da cidade . Mas espero que um dia possa voltar a ter uma vida normal e ativa

    ResponderEliminar
  5. Ola, meu nome e kamilla, nao tenho epilepicia mais sim meu filho eli tem 3 anos e 6 meses, e tao dificio falar ou ate escrever as informacoes sao poucas sobre epilepicia , eli tem desde 8 mese e epilepicia refratari e faz uso de 4 tipo de medicamentos . que quase nao fazen efeitos .. e muito dificio mais tenho muita fe em Deus que eli vai melhorar.. parabeis pelo trabaho de vcs aqui onde eu moro nao tem menhuna tipo de ajuda para os pais ..

    ResponderEliminar